Skip to main content

Materclasses 

O Paradiso Multiplica com a Spcine reúne masterclasses e mesas com integrantes da Rede Paradiso de Talentos, todas gratuitas e online, disponíveis no Canal Paradiso. 

 

Escrita de Roteiro, com Nina Kopko 

A masterclass da roteirista e diretora Nina Kopko integra o primeiro ciclo da ação de difusão de conhecimento do Projeto Paradiso, em parceria com a Spcine. Voltada para roteiristas iniciantes que querem colocar suas ideias no papel, a aula abordará conceitos básicos de escrita criativa e desenvolvimento da premissa.  

 

Roteiro e direção, com Beatriz Seigner 

Autora e diretora de “Los Silencios”, Beatirz Seigner contou sobre seu processo de escrita de roteiros. Na masterclass, ela falou bastante sobre sua própria filmografia para discutir aspectos gerais da construção do roteiro. 

 

A caminho do primeiro longa, com Carolina Markowicz e Karen Castanhos 

Carolina Markowicz é roteirista e diretora de seis curtas, entre eles o premiado “O Órfão” (2018), que estreou na Quinzena dos Realizadores de Cannes e foi o primeiro brasileiro a vencer a Queer Palm. Ela compartilhou os percalços e experiências na trajetória para a produção de seu primeiro longa-metragem, “Pedágio”. A mediação foi de Karen Castanho, sócia fundadora da Bionica Filmes, que falou um pouco sobre por que escolheu produzir um longa de uma diretora estreante. 

 

Diversidade no Audiovisual, com Ana Júlia Travia, Bárbara Cunha e Will Domingos 

Mediada por Lyara Oliveira, diretora de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, a mesa reuniu as roteiristas Ana Júlia Travia e Bárbara Cunha e o roteirista e montador Will Domingos, para abordar a importância e os desafios na formação de equipes e projetos. O debate foi transmitido ao vivo na página da Spcine no Facebook. 

 

O papel criativo do produtor, com Antônio Gonçalves Junior 

Já sabemos que orçamento, financiamento, internacionalização, comercialização, e todos aspectos técnicos e de negócios de um filme sãos as funções clássicas de um produtor. Nessa masterclass, Antônio mostrou como, em grande parte do tempo, o produtor está imerso em outras tarefas criativas – análise de roteiros, ler versões, reuniões de desenvolvimento.  

 

Seu filme está pronto, e agora? com Luan Filippo Oldenbrock 

Nessa masterclass, Luan ajudou a entender como transformar o filme em negócio, passando por todas as etapas da comercialização audiovisual, de vendas internacionais a plataformas de streaming. A aula de Luan foi pensada para quem quer entender mais sobre distribuição, mas também para quem tem um projeto na mão e não sabe por onde começar.  

 

Mentorias 

Além das aulas e eventos online, integrantes da Rede Paradiso de Talentos também ofereceram mentorias direcionadas a projetos selecionados pelo edital de Longas-Metragens de Baixo-Orçamento. Os projetos, “M”, “O Estranho”, “O Policial e a Pastora” e “Liberdade é não ter medo” receberam mentoria dos Talentos: Eliane Ferreira, Nina Kopko, Bruno Ribeiro, Joelma Gonzaga e Lídia Damatto.