Nome: Nina Kopko
Cargo: Diretora
Edição: 2019
Cidade: São Paulo
Estado: São Paulo

Nina Kopko é formada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de roteiro, direção, consultoria de projetos e preparação de elenco.

Foi diretora assistente do longa-metragem A Vida Invisível de Eurídice Gusmão (dir. Karim Aïnouz, 2019) que venceu o prêmio de melhor filme da mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes de 2019. Também foi diretora assistente de O Silêncio do Céu (Marco Dutra, 2016), Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado. Fez a preparação de elenco do filme Dentes (Pedro Arantes e Júlio Taubkin, 2019) e a montagem dos documentários Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Julia Murat e Miguel Ramos, 2017) e Nós (Pedro Arantes, 2018). Foi assistente de direção e colaboradora do roteiro de Guigo Offline (René Guerra, 2017), e também assistente de direção e pesquisadora de série HQ – Edição Especial (Angelo Defanti, HBO, 2016). Atuou como supervisora de desenvolvimento de projetos da produtora RT Features nos anos de 2014 e 2015.

No momento, é tutora do Laboratório de Roteiros da Escola Porto Iracema das Artes, ministra oficinas sobre construção de personagens, trabalha no roteiro de séries em desenvolvimento e dos seus projetos pessoais de direção.

Nina é diretora do longa Campo Amor Rocha, projeto do roteirista Yuri Peixoto, integrante da Incubadora Paradiso edição 2019. Ela recebeu a Bolsa Paradiso para participar do BAL-LAB em Biarritz.  O evento firmou parceria com o Instituto Dragão do Mar/Cena 15 e o Projeto Paradiso e recebe automaticamente o projeto da Incubadora. Durante o BAL-LAB, o diretor pode se apresentar para potenciais coprodutores franceses e o roteirosta pode ainda concorrer a uma residência na França em 2020.