O que fazemos

O Projeto Paradiso investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

Áreas de Atuação

Nossas ações foram desenhadas a partir de um diagnóstico do mercado audiovisual no Brasil. Com base nessa pesquisa, realizada pelo Instituto Olga Rabinovich, direcionamos os esforços a áreas essenciais para o crescimento da indústria: roteiro, desenvolvimento e distribuição.

Programas

Desenvolvimento de talentos na área audiovisual.

Como funciona?

Mapeamos instituições de referência no Brasil e no mundo e realizamos parcerias com o objetivo de potencializar iniciativas existentes, além de trazer novas ideias que possam oxigenar e renovar as práticas da indústria. Para cada parceria, criamos mecanismos específicos de atuação e seleção.

Os profissionais apoiados se tornam “Talentos Paradiso” e integram uma rede de profissionais com o compromisso de difundir o conteúdo adquirido em ações de multiplicação, garantindo, assim, o acesso democrático a seus aprendizados.

Incubadora Paradiso

A Incubadora Paradiso apoia o desenvolvimento de roteiros brasileiros de longas-metragens de ficção e animação que se destacam em importantes laboratórios e mercados audiovisuais do País. Com um extenso ciclo de acompanhamento, o programa tem o objetivo de fortalecer os talentos por trás dos projetos: investe na capacitação desses agentes, qualifica o tempo criativo, além de integrar as dinâmicas de criação e de comercialização, potencializando o alcance nacional e internacional das obras.

Como é feita a seleção

A seleção dos projetos é realizada por meio de parcerias com laboratórios e festivais, que contemplam trabalhos de diferentes perfis e em distintas fases de desenvolvimento. Não há chamada para esta modalidade de apoio; cabe aos roteiristas inscrever seus projetos junto aos parceiros. A Incubadora recebe um projeto de cada parceria, selecionado por uma comissão avaliadora especializada, constituída pelo Projeto Paradiso ou pelo parceiro para este fim. Veja o regulamento.

Bolsas e Prêmios

Bolsas

As Bolsas Paradiso: Talentos do Audiovisual têm foco em formações de curta e média duração no exterior e visam, sobretudo, o aperfeiçoamento de profissionais do audiovisual brasileiro já atuantes no mercado, especialmente em roteiro, desenvolvimento e distribuição. Cobrem as taxas institucionais e/ou de deslocamento.

Prêmios

Em parceria com iniciativas nacionais (festivais, mercados, mostras, entre outros), o Projeto Paradiso oferece prêmios voltados à formação e à capacitação profissional.

Cursos e Seminários

Cursos

Em busca do fortalecimento da formação de profissionais, o Projeto Paradiso estabelece parcerias com entidades de ensino locais e internacionais, com o objetivo de trazer para o Brasil especialistas e metodologias de destaque. Buscamos as técnicas mais inovadoras disponíveis para aperfeiçoar as práticas do campo.

Seminários

O Projeto Paradiso reúne vozes contundentes para encontros que debatem e aprofundam os temas relativos ao roteiro, desenvolvimento e à distribuição. Para amparar a prática profissional no Brasil, promovemos a construção coletiva de espaços de diálogo pautados pelas tendências mais recentes do debate internacional.

Estudos

O Projeto Paradiso incentiva a geração de dados, especialmente no campo da difusão e da distribuição, com o objetivo de gerar massa crítica, qualificar o debate e o processo de tomada de decisão de agentes privados e públicos. Tais dados também servem de insumo estratégico para o desenho das nossas ações.

Fique por dentro

Cadastre o seu email para receber a nossa newsletter.