Skip to main content

Perguntas Frequentes

O Projeto Paradiso tem foco na formação e capacitação profissional, nas áreas de roteiro, desenvolvimento e inteligência em audiências. Oferece bolsas e atividades específicas como cursos, workshops e seminários, e atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no exterior. As inscrições são sempre feitas diretamente com os parceiros, a partir dos critérios específicos para cada seleção.

O Projeto Paradiso apoia os talentos do audiovisual brasileiro, com oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira, com experiência nas seguintes áreas de atuação: roteiro e desenvolvimento e distribuição. O foco do Projeto está em projetos ficcionais, nos formatos de longas-metragens e séries, incluindo animação.

O Projeto Paradiso promove:

A Incubadora Paradiso – A Incubadora visa apoiar o desenvolvimento de projetos audiovisuais, por meio de uma bolsa para os roteiristas no valor total de R$ 30.000 (R$ 5.000 mensais), além de mentorias, doctoring, consultorias em desenho de audiência, incentivos para a inserção no circuito internacional e outros apoios adequados às necessidades de cada projeto. A seleção é realizada por meio de parcerias com laboratórios e mercados consagrados do Brasil. Saiba aqui se há parceiros com inscrições abertas no momento.

As Bolsas Paradiso – As Bolsas têm foco em formações no exterior e são concedidas por meio de parcerias com instituições internacionais. Contemplam cursos, laboratórios, workshops e residências que visam, sobretudo, o aperfeiçoamento de profissionais do audiovisual brasileiro já atuantes no mercado. Cobrem as taxas institucionais e o deslocamento de acordo com limites previstos em cada categoria. A inscrição deve ser feita diretamente com a instituição de ensino, ou por um parceiro local do Projeto Paradiso responsável pela seleção. Saiba aqui se há parceiros com inscrições abertas no momento.

Os Prêmios – Em parceria com festivais nacionais ou outras iniciativas escolhidas pelo Projeto Paradiso, oferecemos bolsas voltadas à formação e desenvolvimento para profissionais reconhecidos nas premiações destas instituições parceiras.

Cursos, workshops e seminários – O Projeto Paradiso promove a construção coletiva de espaços de discussão e formação específicos, pautado pelas tendências do debate global e pela identificação de metodologias relevantes para contribuir no desenvolvimento da indústria audiovisual nacional. Conheça as oportunidades.

A seleção para a Incubadora Paradiso é realizada por meio de parcerias com laboratórios e organizações do Brasil e do exterior, que contemplam projetos de diferentes perfis e fases de desenvolvimento, cabendo aos roteiristas inscreverem seus projetos junto a eles. A Incubadora recebe um projeto de cada parceria, resultante de uma seleção complementar, que define qual projeto integrará a Incubadora. Saiba aqui se há parceiros com inscrições abertas no momento.

O primeiro passo para concorrer à uma vaga na Incubadora Paradiso é ser selecionado para um laboratório ou instituição parceira da Incubadora, pois é a partir deles que são escolhidos os projetos. Portanto, as primeiras convocatórias são sempre realizadas por instituições parceiras do Projeto Paradiso. Desta forma, os candidatos devem consultar os regulamentos nas páginas das instituições ou entrar em contato direto com os parceiros, caso sejam necessárias outras informações. Com relação às Bolsas, é preciso também acompanhar as convocatórias de nossos parceiros. No site e redes sociais do Projeto Paradiso informamos sobre abertura de inscrições e oportunidades.

As convocatórias são sempre realizadas por instituições parceiras do Projeto Paradiso. Desta forma, os candidatos devem consultar os regulamentos nas páginas das instituições ou entrar em contato direto com os parceiros, caso sejam necessárias outras informações.

O Projeto Paradiso não realiza avaliação de roteiros e nem mesmo seleção direta de projetos e/ ou profissionais. Oferecemos bolsas para talentos do audiovisual, sempre em parceria com instituições de referência no Brasil e no exterior, as quais são responsáveis pelos respectivos processos seletivos. Conheça todas as nossas oportunidades aqui.

O Projeto Paradiso oferece bolsas para profissionais do audiovisual brasileiro, sempre por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e exterior. Não possuímos modelo de projeto de captação de recursos. Conheça todas as nossas oportunidades aqui.

O Projeto Paradiso oferece bolsas para a aceleração de talentos do audiovisual brasileiro, sempre por meio de parcerias ou indicações com instituições de referência no Brasil e exterior. Não apoia, diretamente, o desenvolvimento nem a produção de obras audiovisuais. Conheça todas as nossas oportunidades aqui.

O Projeto Paradiso oferece bolsas para a aceleração de talentos do audiovisual brasileiro, sempre por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e exterior. Não apoia, diretamente, o desenvolvimento nem a produção de obras audiovisuais. Conheça todas as nossas oportunidades aqui

O Projeto Paradiso oferece bolsas para a aceleração de talentos do audiovisual brasileiro, sempre por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e exterior. Nosso foco está em projetos de ficção, e não apoiamos projetos de documentários. 

O Projeto Paradiso está em seu primeiro ano de vida. Ao final da primeira edição os programas serão avaliados para decidir se serão mantidos ou ainda adaptados, para seguimos sempre com pertinência, ao lado dos profissionais do audiovisual nacional. Conheça todas as nossas oportunidades aqui.

O Programa Bolsas Paradiso: Talentos do Audiovisual, uma das iniciativas do Projeto Paradiso, oferece bolsas com foco em formações de curta e média duração no exterior, concedidas por meio parcerias pré-estabelecidas. A atual parceria com a Escuela Internacional de Cine y TV é exclusivamente para a Maestria em Escrita Criativa de Roteiro Audiovisual. As informações estão regulamento presente no site do Projeto Paradiso. Conheça todas as nossas oportunidades aqui.

O Projeto Paradiso oferece uma bolsa para a Maestria em Escrita Criativa para Roteiro Audiovisual na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños(2020), em Cuba, destinada a um(a) brasileiro(a), que será indicado(a) pela EICTV a partir do seu processo de seleção. Ao se inscrever para o referido curso de acordo com os procedimentos da instituição, os(as) candidatos(as) brasileiros(as) estarão automaticamente concorrendo à bolsa do Projeto Paradiso. Veja os detalhes no regulamento presente no site do Projeto Paradiso.

A inscrição deve ser feita diretamente com a Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, única responsável pela seleção. Deve-se seguir o processo normal de seleção da Escola.

Sim, sugestões são bem-vindas! Temos um limite de bolsas a serem oferecidas por ano, mas estamos sempre atentos a novos laboratórios internacionais que tenham apresentado bons resultados e possam se tornar no futuro parceiros do Projeto Paradiso. Se este for o caso, pode enviar um e-mail para [email protected] para tomarmos conhecimento e avaliarmos.

    Fique por dentro

    Cadastre o seu email para receber a nossa newsletter