Skip to main content

Paradiso Multiplica: segundo ciclo de masterclasses gratuitas sobre direção audiovisual

O Projeto Paradiso e a Spcine promovem o segundo ciclo do Paradiso Multiplica – ação em que profissionais beneficiados por Bolsas Paradiso para estudar ao redor do mundo compartilham seus conhecimentos com o grande público. Com foco em direção, o evento terá duas masterclasses online gratuitas abordando temas pertinentes e atuais – “A caminho do primeiro longa” e “Diversidade no audiovisual”.

A mesa “A caminho do primeiro longa” trará Carolina Markowicz, roteirista e diretora de seis curtas, entre eles, o premiado “O Órfão” (2018), que estreou na Quinzena dos Realizadores de Cannes e foi o primeiro brasileiro a vencer a Queer Palm, e “Spit” (2019), que participou da mesma mostra. Atualmente, ela está no processo de pré-produção de seu primeiro longa-metragem, “Pedágio”.

A conversa, aberta às perguntas do público, será mediada por Karen Castanho, produtora de “Pedágio”. A masterclass aconteceu no dia 17 de junho, às 17h.

Já na mesa “Diversidade no audiovisual”, Ana Júlia Travia, Barbara Cunha e Will Domingos vão abordar os desafios e a importância do trabalho do diretor para garantir ambientes diversos em termos de raça, gênero e sexualidade no meio audiovisual. A mesa também tratará de aspectos criativos e retorno comercial.

A masterclass aconteceria no dia 1º de julho, mas precisou ser desmarcada. Uma nova data ainda não foi definida.

Ela será mediada por Malu Andrade, diretora de desenvolvimento de políticas audiovisuais da Spcine.

Ana Júlia Travia é roteirista e diretora de curtas premiados, como “Outras” (2017) e “SAMPLE” (2018), e integra o coletivo de artistas negros Legítima Defesa. A pernambucana Barbara Cunha é diretora de séries e do filme “Flores do Cárcere” (2019). Ela defende a diversidade e a equidade de gênero e raça no cinema e é uma das administradoras da rede Mulheres do Audiovisual Brasil. Will Domingos é montador e diretor de curtas como “Javaporco” (2014) e “Glória Iluminada” (2016), além de pesquisar as estéticas de intimidade no cinema contemporâneo queer.

O primeiro ciclo do Paradiso Multiplica com a Spcine, sobre roteiro, teve masterclasses das roteiristas Nina Kopko e Beatriz Seigner entre abril e maio e contou com público de cerca de 300 pessoas em cada edição.