Skip to main content

Marché du Film 2022

Apesar da ausência de obras nacionais na seleção do Festival de Cannes em 2022, o Projeto Paradiso, assim como diversas outras instituições e produtoras brasileiras, esteve no Marché du Film, evento de mercado ligado ao festival francês.

Durante o mercado, o Projeto Paradiso fez anúncios importantes, como a seleção de Corações Solitários, roteiro de Caru Alves de Souza, para a Pop Up Film Residency, em Vilnius, na Lituânia. A produtora Rafaella Costa, da Manjericão Filmes, representou o filme, que foi selecionado pela equipe da Pop Up – o fundador e diretor, Matthieu Darras, a gerente de programas, Kristína Aschenbrennerová, e a produtora e host da residência, Marija Razgutė.

No evento, também foi anunciada a nova edição do workshop Produire au Sud no Brasil, ⁠fruto de uma parceria entre o Festival des 3 Continents, o Projeto Paradiso e a Embaixada da França no Brasil. O programa, que está em sua terceira edição, é voltado para duplas brasileiras de produtor e diretor/roteirista com um projeto de longa-metragem de ficção e interessadas em coprodução internacional.

Além disso, a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois, se reuniu com Bernardo Bergeret e Cecília Diez, diretor e produtora geral do Ventana Sur para anunciar, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio WIP Paradiso de US$ 10 mil no mercado argentino. A premiação é voltada para longas-metragens de ficção brasileiros. Na última edição, o vencedor foi Marte Um, longa de Gabriel Martins, da Filmes de Plástico.

A diretora, produtora e roteirista Bárbara Cunha levou O Campo dos Lobos Guarás, projeto que integra a Incubadora Paradiso, para o Marché du Film com apoio do Projeto Paradiso. Bárbara aproveitou a plataforma para apresentar o projeto, que conta com produção da 99 Produções, para fundos, coprodutores e sales agents. Além da cineasta, outros dez integrantes da Rede Paradiso de Talentos estiveram em Cannes nessa edição do evento.

O evento contou ainda com um stand do Cinema do Brasil, associação voltada à promoção e internacionalização, que teve apoio do Projeto Paradiso. Para conferir o catálogo com informações das empresas brasileiras que participaram do mercado, apresentando seus filmes e projetos, clique aqui.

O Projeto Paradiso também foi parceiro da primeira experiência internacional do Nicho Executiva, programa do Nicho 54 voltado à profissionalização de produtoras executivas negras. No evento, essas profissionais conheceram coprodutores, distribuidores, agentes de vendas e entidades de classe de todo o mundo. A comitiva também foi apresentada para os profissionais brasileiros presentes no Marché du Film em um Meet and Greet organizado durante um café da manhã promovido pelo Projeto Paradiso no stand do Cinema do Brasil.