Pop Up Film Residency

Estão encerradas as inscrições para a Pop Up Film Residency, em Vilnius, na Lituânia. Com duração de três semanas, a residência realizada em parceria com o Projeto Paradiso é direcionada a um roteirista ou diretor-roteirista de ficção brasileiro com pelo menos dois longas lançados em salas ou festivais.

A Pop Up Film Residency é uma idealização do francês Matthieu Darras, que foi diretor artístico do Torino Film Lab por 10 anos e programador da Semana da Crítica do Festival de Cannes. A iniciativa tem como diferencial oferecer mentorias customizadas em um ambiente de residência, que permite ao roteirista dedicar tempo de qualidade ao processo de criação e desenvolvimento da obra. O mentor é definido conforme o perfil do projeto e do profissional selecionado.

A parceria do Projeto Paradiso com a Pop Up Film Residency garante uma vaga para um brasileiro. A residência é parceria de outras entidades, laboratórios, festivais e mercados internacionais, como o Next Step, do Festival de Cannes, o Hezayah Lab, do Doha Film Institute e o When East Meets West.

Em 2022, a cineasta Caru Alves de Souza foi selecionada para o programa com Corações Solitários, projeto de longa-metragem produzido pela Manjericão Filmes. O anúncio da seleção foi realizado durante o Marché du Film pela equipe do Projeto Paradiso e da Pop Up – o fundador e diretor, Matthieu Darras, a gerente de programas, Kristína Aschenbrennerová, e a produtora e host da residência, Marija Razgutė. Caru recebeu uma Bolsa Paradiso para cursar a residência e passou a integrar a Rede Paradiso de Talentos.

 

Regulamento, inscrições, bate-papo

A Bolsa Paradiso cobre o valor integral da residência e oferece uma ajuda de custo no valor de R$5.000, para gastos passagem aérea. Confira aqui o regulamento da última edição.

Para tirar dúvidas, organizamos um bate-papo com Darras, o roteirista participante da última edição, Esmir Filho, e a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois. Você pode conferir a conversa na íntegra no Canal Paradiso.

Edições anteriores

Essa é a terceira vez que o Projeto Paradiso oferece uma bolsa para a Pop Up Film Residency. Esmir Filho foi o roteirista e diretor selecionado para participar da edição de 2020, que, devido à pandemia de Covid-19, foi realizada apenas em 2021. A residência ocorreu em Atenas, na Grécia, com mentoria de Kallia Papadaki.

Beatriz Seigner participou da primeira edição, com o projeto Enquanto Eles Dormem, com residência em Bratslava, na Eslováquia. Ela recebeu a tutoria de Joelle Touma, roteirista franco-libanesa de O Insulto, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018.