O Projeto Paradiso oferecerá uma bolsa para o Master em curadoria cinematográfica do centro internacional de estudos Elías Querejeta Zine Eskola (EQZE), em San Sebastian (Espanha), criado recentemente com foco em pesquisas, prática experimental e inovação pedagógica em torno do passado, presente e futuro do cinema. 

O EQZE foi idealizado em parceria com o Festival de San Sebastián, o projeto cultural Tabakalera (Tabakalera Centro Internacional de Cultura Contemporánea) e a Cinemateca Basca. O curso é financiado pela província do País Basco e está vinculado à Universidade do País Basco UPV/EHU.

A especialização em curadoria, para 15 alunos, começa em 14 de setembro de 2020 e termina em 17 de dezembro de 2021. Um dos grandes diferenciais do curso é a integração do currículo com as instituições parceiras, que têm sede no mesmo local: o centro cultural Tabakalera  e o Festival de San Sebastian. O curso inclui a imersão em duas edições do Festival de San Sebastián (2020 e 2021). 

Ao se inscrever, de acordo com os procedimentos da instituição, os(as) candidatos(as) de nacionalidade brasileira estarão automaticamente concorrendo à Bolsa Paradiso. A seleção do bolsista brasileiro é de responsabilidade exclusiva da EQZE. A bolsa cobre o valor integral do curso (€3.900), deslocamento aéreo (até US$ 1.000) e apoio parcial para moradia.

As inscrições começam em 01 de fevereiro e têm dois prazos, o primeiro é 31 de março e o segundo é 15 de maio. A escola tem uma política de preferencia para candidatos que submetem suas inscrições no primeiro prazo. Todo processo de inscrição é feito diretamente com a EQZE. 

O máster em curadoria cinematográfica busca formar especialistas em análise, desenvolvimento, gestão e difusão nas áreas que têm o cinema e o audiovisual como foco principal. O curso visa definir a especialidade de curadoria audiovisual, atuação com grande projeção no setor. A especialidade permite o acesso à teoria, parcialmente herdada das artes plásticas, na qual o universo cinematográfico se baseou, bem como o acesso às diferentes tradições e escolas de programação. O curso fornece também as ferramentas para o desenvolvimento de projetos cinematográficos, desde a fase de idealização e criação até a fase de execução. Saiba mais  aqui.  

As aulas são ministradas em espanhol e inglês. O domínio dos dois idiomas é obrigatório. As inscrições devem ser feitas diretamente no site da escola, confira o regulamento.