Master em Curadoria de Cinema

Estão abertas até 31 de março as inscrições para o programa de pós-graduação da Elías Querejeta Zine Eskola, em San Sebastián, na Espanha. A escola, fruto de uma parceria entre o Festival de San Sebastián, o projeto cultural Tabakalera e a Cinemateca Basca, oferece cursos de mestrado em curadoria, preservação e criação cinematográfica.

Em 2021, caso um brasileiro seja selecionado para o master em Curadoria, o Projeto Paradiso oferecerá as passagens aéreas (R$ 5 mil) de ida e volta de San Sebastián. O profissional também passa a integrar a Rede Paradiso de Talentos.

O curso tem duração de um ano e acontece entre 2021 e 2022. Um dos grandes diferenciais do master em Curadoria é a integração do currículo com as instituições parceiras, que têm sede no mesmo local: o centro cultural Tabakalera e o Festival de San Sebastian.

Todo processo de inscrição é feito diretamente com a EQZE, responsável pela seleção do profissional. Inscreva-se no site da escola.

O master em curadoria cinematográfica busca formar especialistas em análise, desenvolvimento, gestão e difusão nas áreas que têm o cinema e o audiovisual como foco principal. O curso visa definir a especialidade de curadoria audiovisual, atuação com grande projeção no setor.

As aulas são ministradas em espanhol e inglês. O domínio dos dois idiomas é obrigatório.

Em 2019 e 2020, o Projeto Paradiso ofereceu bolsas para o mesmo curso. As selecionadas foram Silvia Cruz e Mariana Queen Nwabasili.