Skip to main content

Master em Curadoria

As inscrições para a edição de 2023 do programa de pós-graduação da Elías Querejeta Zine Eskola, em San Sebastián, na Espanha, estão encerradas. A escola, fruto de uma parceria entre o Festival de San Sebastián, o projeto cultural Tabakalera e a Cinemateca Basca, oferece cursos de mestrado em curadoria, preservação e criação cinematográfica.

Se um brasileiro for selecionado para o programa de Curadoria, ele recebe como Bolsa Paradiso o apoio para as passagens aéreas de ida e volta de San Sebastián (R$ 10 mil). Ele também passa a integrar a Rede Paradiso de Talentos.

O curso tem duração de um ano e acontece entre 2023 e 2024. Um dos grandes diferenciais do master em Curadoria é a integração do currículo com as instituições parceiras, que têm sede no mesmo local: o centro cultural Tabakalera e o Festival de San Sebastian.

Todo processo de inscrição é feito diretamente com a EQZE, também responsável pela seleção do profissional que receberá a Bolsa Paradiso. Confira o regulamento da bolsa aqui.

O master em curadoria cinematográfica busca formar especialistas em análise, desenvolvimento, gestão e difusão nas áreas que têm o cinema e o audiovisual como foco principal. O curso visa definir a especialidade de curadoria audiovisual, atuação com grande projeção no setor.

As aulas são ministradas em espanhol e inglês. O domínio dos dois idiomas é obrigatório.

Em 2019 e 2020, o Projeto Paradiso ofereceu bolsas para o mesmo curso. As selecionadas foram Alessandra Boulos, Silvia Cruz e Mariana Queen Nwabasili. Já em 2021, os selecionados foram Vilma Carla Martins e André di Franco.