Skip to main content

Aleksei Abib é diretor, roteirista, escritor e um dos principais consultores de roteiro do país. Assina, entre outros, os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine de la Critique, Festival de Cannes), e da novela “Água na Boca”, Band. É um dos script-doctors mais requisitados do país, com destaque para “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme – Festival do Rio, 2013); “Mulher Oceano”, da atriz e diretora Djin Zganzerl (Melhor Filme Estrangeiro, Porto Femme Intl Film Festival, Melhor Filme), o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart, e “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, entre outros.

Foi consultor do Laboratório Novas Histórias (2009 a 2013), líder e consultor de diversos núcleos criativos no país, entre os quais o Núcleo do Crime, de Karim Aïnouz, e analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid. É um dos
autores convidados do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão. Foi ainda um três consultores nacionaisdo Projeto Paradiso em 2019, e é professor convidado da EICTV, Escuela Internacional de San Antonio de los Baños, Cuba, desde 2017.

Seu projeto mais recente é o longa documental “Você Não É Um Soldado”, da diretora Maria Carolina Telles, no qual assina o roteiro e a co-direção: World Premiere no Hot Docs 2021, Ca; Melhor Documentário, DOCS VALÈNCIA, Espanha, 2021; Special Mention, DOCS (MX), Ciudad de Mexico, 2021; que estreou na HBOMAX BRASIL em abril de 2022.

Atualmente desenvolve a adaptação para cinema da obra “A Hora dos Ruminantes”, de J. J. Veiga, do diretor e roteirista André Meirelles Collazo (contemplado no PROAC- Desenvolvimento de Longas 2020). “O TEMPLO” (premiado no PROAC- Categoria Romance, 2020), com lançamento em julho de 2022, é seu primeiro romance.

É mentor do projeto “Campo Amor Rocha“, de Yuri Peixoto, da Incubadora Paradiso, edição 2019.