Xenia Rivery é roteirista, script doctor, professora e consultora de projetos. Formada em Dramaturgia Teatral pelo Instituto Superior de Arte de Cuba e especialista em roteiro pela Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV), onde também participou das oficinas “Cómo se cuenta un cuento” e “La ficción en el documental”, com Gabriel García Márquez.

Atualmente é a chefe da Cátedra de Roteiro na mesma instituição. Durante cinco anos, coordenou e foi tutora, ao lado de Arturo Arango, do Taller Latinoamericano de Guiones (TLAG), realizado dentro do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (FINCL), em Havana. É roteirista do multi premiado curta “O Último Vagão” e dos longas de ficção “Tres veces dos”, de Esteban Insausti, Lester Hamlet y Pavel Giroud (Cuba); “Ciudad en Rojo”, de Rebeca Chávez (Cuba); “Valeria Descalza”, de Ernesto del Río (Espanha); “Café Amargo”, de Rigoberto Jiménez (Cuba); e “El Chata”, de Gustavo Ramos (Puerto Rico).

É analista de projetos do Instituto de Cine de Cuba (ICAIC), participou da equipe de consultoria do script doctor Eliseo Altunaga e também foi consultora no Laboratório de Novas Histórias (Brasil) e no ISLAB (Porto Rico).

É script doctor internacional do projeto “Campo Amor Rocha”, de Yuri Peixoto, da Incubadora Paradiso, edição 2019. A consultoria é realizada em parceria com o Arturo Arango, pelo coletivo Viceversa.