Skip to main content

Workshop Fémis de Produção Criativa

O Projeto Paradiso realiza no Brasil o Workshop Fémis de Produção Criativa, com Juliette Grandmont, em parceria com o Festival do Rio e SICAV, com apoio da Casa Firjan e Consulado Geral da França no Rio de Janeiro. Juliette é produtora e coprodutora de sete longas-metragens e 25 curtas-metragens, selecionados e premiados em mais de 120 festivais. Seu filme mais recente é I am not a witch, uma coprodução Inglaterra / França / Alemanha / Zâmbia, foi indicado para representar o Reino Unido no Oscar 2019 de melhor filme estrangeiro.

O curso, destinado a jovens profissionais já atuantes no mercado audiovisual, é uma realização da Lá Femis, escola de cinema francesa que lidera os rankings mundiais de formação, e tem como ex-alunos nomes como François Ozon, Pascale Ferran e Arnaud Desplechins. Aborda o papel do produtor criativo, desde sua participação no processo de escrita de uma obra audiovisual até o desenvolvimento e financiamento. Desenvolve também a questão da co-produção internacional apresentando oportunidades e ferramentas para navegar este universo. Clique aqui para detalhes sobre a programação. A produtora brasileira Tatiana Leite participa do último dia de atividade, com o estudo de caso sobre o filme Benzinho.

O workshop, ministrado em inglês (sem tradução), ocorreu entre os dias 25 e 29 de novembro, em período integral (9h às 18h), no Rio de Janeiro. Sem custos de inscrição para o participante. O curso é dirigido a produtores com cinco anos de experiência, que já tenham produzido um longa de ficção e/ou produzido e lançado três curtas ficcionais, o regulamento está disponível aqui.

Conheça os produtores selecionados:

Amanda Soprani (Grafo Audiovisual)

Ana Paula Mendes (Novelo Filmes)

André Queiroz (Mambembe Produções Audiovisuais)

Bárbara Defanti (Sobretudo Produção)

Bruno Greco (Ponta de Anzol Filmes)

Camila Nunes (BigBonsai)

Caroline Benevides (Inquietude)

Cristiane Miotto (Vietna Filmes)

Daniela Marinho (Moveo Filmes e Apoteótica Cinematográfica)

Heverton Lima (Paideia Filmes)

Isabele Orengo (Gesto de Cinema Produções Audiovisuais)

Ivan Melo (Coala Filmes)

Jessica Luz (Vulcana Cinema)

Marcella Jacques (Ventura)

Marcos Pieri (Raccord Produções Artísticas e Cinematográficas)

Marina Meliande (DM Filmes e Produção Artística (Duas Mariola Filmes)

Matheus Peçanha (Estúdio Giz)

Patricia Barbieri (Prana Filmes)

Ricardo Valle (Seufilme Produções Audiovisuais)

Thaís Vidal (Ponte Produtora)

A seleção dos participantes é de inteira responsabilidade da comissão criada pelo Projeto Paradiso para este fim.