Projeto Paradiso vai ao Festival de Cannes

O Projeto Paradiso está na 74ª edição do Festival de Cannes, apoiando a presença de obras e talentos do audiovisual brasileiro.

No dia 9 de julho, sexta-feira, dois dos filmes apoiados estrearam na Riviera Francesa: “Marinheiro das Montanhas”, de Karim Aïnouz, ovacionado por 15 minutos após a exibição nas Sessões Especiais, e a coprodução com o Uruguai “O Empregado e o Patrão”, de Manuel Nieto Zas, na Quinzaine des Réalisateurs. Também na Quinzaine estreou Medusa, de Anita Rocha da Silveira, nesta segunda-feira.  Na próxima quinta-feira é a vez de “Noche de Fuego”, de Tatiana Huezo, selecionado para a mostra Un Certain Regard.

Para aproximar Cannes do público brasileiro, convidamos o cineasta Karim Aïnouz para conversar com a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois, sobre o recém-estreado “Marinheiro das Montanhas”. O papo foi transmitido ao vivo, direto da Riviera Francesa, no nosso Instagram. Essa conversa também pode ser conferida na íntegra no Canal Paradiso.

Durante o Festival de Cannes, foram publicados no Canal Paradiso dois novos episódios da websérie de entrevistas “Admirável Mundo Novo – O Futuro do Cinema”. A jornalista Flávia Guerra conversou com a diretora de programas e formação do Marché du Film, Aleksandra Zakharchenco, e com Anita Rocha da Silveira e Vânia Catani, diretora e produtora de “Medusa”, selecionado na Quinzaine des Réalisateurs.

Além disso, os diretores executivos do Projeto Paradiso e do Ventana Sur, Josephine Bourgois e Bernando Bergeret, se reuniram na segunda-feira, durante o Marché du Film, para anunciar oficialmente a abertura das inscrições para o novo Prêmio WIP Paradiso – Ventana Sur, que oferecerá US$ 10 mil a uma obra de ficção em estágio de pós-produção, selecionada por um júri exclusivo. As inscrições são realizadas no site do mercado argentino. Clique aqui para conferir a matéria da Variety sobre o assunto.

Na primeira edição presencial do Festival de Cannes e do Marché du Film após o início da pandemia, o Projeto Paradiso reuniu todos as obras, talentos e iniciativas apoiados neste ano em um folder, disponível aqui.