Skip to main content

Projeto Paradiso apoia filmes selecionados para o Festival de Berlim 

Lançado há um ano, o Projeto Paradiso amplia o foco em internacionalização e anuncia apoio a 11 filmes selecionados para o 70° Festival Internacional de Cinema de Berlim, que registra número recorde de obras brasileiras. Serão apoiados longas de ficção selecionados para quatro seções diferentes da Berlinale (Competição, Encounters, Panorama e Generation), além de três projetos selecionados para o Co-production Market. Em 2020, 19 filmes brasileiros participam do Festival alemão.

Contribuir para a presença de profissionais brasileiros selecionados em importantes festivais faz parte do eixo de internacionalização do Projeto Paradiso. Lançado em 2019, o Projeto estreou o seu apoio a obras em festivais internacionais em maio do mesmo ano, com “Bacurau”, quando o longa esteve em competição em Cannes.

Nesta edição de Berlim, o Projeto Paradiso apoiará, entre outros, o filme anunciado hoje pelo Festival como integrante da mostra competitiva: “Todos os Mortos”, de Marco Dutra e Caetano Gotardo é o único longa brasileiro que concorre ao Urso de Ouro.

As demais obras apoiadas são: “Los Conductos”, de Camilo Restrepo (Encounters); “Cidade Pássaro”, de Matias Mariani; “Un Crimen Comun”, de Francisco Márquez; “Vento Seco”, de Daniel Nolasco (Panorama); “Alice Junior”, de Gil Baroni; “Irmã”, de Luciana Mazeto e “Meu nome é Bagdá”, de Caru Alves de Souza (Generation). Os projetos selecionados para o Co-Production Market que também receberão apoio são: “Casa no Campo”, de Davi Pretto; “Zafari”, de Mariana Rondon  e “Pedágio”, de Carol Markowicz. Carol é uma das profissionais que já integra a rede de talentos do Projeto Paradiso e recebeu bolsa ano ano passado.

“É importante celebrarmos e apoiarmos a presença do Brasil em um dos mais importantes palcos da cinematografia mundial e reconhecer que esta conquista é fruto de um árduo trabalho criativo e de produção por parte tanto de talentos emergentes como consolidados”, afirma Josephine Bourgois, diretora executiva do Instituto Olga Rabinovich, mantenedor do Projeto Paradiso. O apoio, em dinheiro, para a presença estratégica das obras no Festival, será aplicado de acordo com a demanda de cada produtora.

Além dos apoios aos longas, o Projeto Paradiso também firmou parcerias com Spcine e Cinema do Brasil, de forma a contribuir com a presença das organizações em Berlim e somar esforços nas ações durante o festival.

Confira aqui o guia que levaremos para o evento, com informações sobre todos brasileiros selecionados, os profissionais no Berlinale Talents e também sobre os estandes do Brasil no European Film Market.

Foto do filme “Todos os Mortos” (crédito: Helène Louvart)