Skip to main content

Pop Up Film Residency

Estão abertas até 1 de abril as inscrições para a Pop Up Film Residency, residência realizada em parceria com o Projeto Paradiso, que acontecerá em Bucareste, na Romênia. Prevista para ocorrer entre agosto e setembro de 2024, a residência realizada em parceria com o Projeto Paradiso é direcionada a um(a) diretor(a)/roteirista de ficção brasileiro(a) com pelo menos dois longas-metragens de ficção lançados em salas ou festivais.

A Pop Up Film Residency é uma idealização do francês Matthieu Darras, que foi programador da Semana da Crítica do Festival de Cannes. A iniciativa tem como diferencial oferecer mentorias customizadas em um ambiente de residência, que permite ao roteirista dedicar tempo de qualidade ao processo de criação e desenvolvimento da obra. A mentora desta edição será Ada Solomon.

Em parceria com o Projeto Paradiso, esta edição da Pop Up Film Residency é voltada para um(a) brasileiro(a). A residência é parceria de outras entidades, laboratórios, festivais e mercados internacionais, como o Next Step, do Festival de Cannes, o Hezayah Lab, do Doha Film Institute, e o When East Meets West.

A Bolsa Paradiso cobre o valor integral da residência e prevê uma ajuda de custo no valor de R$ 10 mil para gastos com o deslocamento e outras despesas. Confira o regulamento a seguir:

Para tirar dúvidas, organizamos em 2022 um bate-papo com Darras, Esmir Filho, roteirista participante da edição 2020-21, e a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois. O papo é referente à chamada para a edição de 2022 da residência, para conferir o regulamento atual, clique aqui. Você pode conferir a conversa na íntegra no Canal Paradiso.