Maestría en Escritura de Guion Audivisual

As inscrições para concorrer a uma Bolsa Paradiso para a Maestría en Escritura de Guion Audiovisual, promovida pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba, uma das mais prestigiadas do mundo, estão abertas até 15 de agosto. Esse ano, o Projeto Paradiso vai oferecer novamente apoio a um cineasta brasileiro selecionado para o curso, que tem duração de nove meses.

A especialização é ministrada em espanhol e conta com uma turma de sete alunos. Ao longo de seis meses de aulas presenciais e três meses à distância, o bolsista irá desenvolver um roteiro de longa-metragem ou de piloto de série. Durante as aulas, os alunos aprenderão os princípios da dramaturgia e das artes narrativas para além dos modelos hegemônicos, a fim de alcançar resultados que estejam relacionados diretamente às realidades de onde vêm.

A Bolsa Paradiso cobre os custos de passagem, matrícula e inscrição no curso. A EICTV é a responsável pela seleção do candidato contemplado pela bolsa, e o e-mail para tirar dúvidas é: [email protected]

Em 2021, Rayane Teles foi a roteirista selecionada para essa Bolsa. Nas edições anteriores, as selecionadas foram as roteiristas Thays Berbe e Ana Clara Ribeiro.

Em 2020, realizamos um bate-papo exclusivo para tirar dúvidas sobre o curso e a bolsa com as roteiristas Iana Cossoy Paro, chefe da cátedra de roteiro na Escuela Internacional de Cine y TV de Cuba, Ana Clara Ribeiro, integrante da Rede Paradiso de Talentos, e a diretora de projetos do Projeto Paradiso, Rachel do Valle. Nesse papo, disponível na íntegra no Canal Paradiso, elas tiram algumas dúvidas sobre o processo seletivo e o curso.