O Projeto Paradiso premiou o vencedor do Concurso de Roteiro FRAPA 2019, na categoria longa-metragem, com uma consultoria para o projeto com o script-doctor argentino Miguel Machalski. Os vencedores da edição 2019 foram Rodrigo Séllos e Juliana Milheiro, com o projeto “MACUXI”.

Argentino radicado em Paris, Machalski é roteirista, consultor e educador, com ampla experiência no mercado internacional. Além de ser autor e co-autor de dezenas de roteiros de diversos gêneros, em três idiomas (espanhol, francês e inglês), foi consultor de filmes como Tango (Carlos Saura), Billy Elliot (Stephen Daldry), Menina de Ouro (Clint Eastwood), Tabu (Nagisa Oshima), Femme Fatale (Brian de Palma), Saraband (Ingmar Bergman), Mar Adentro (Alejandro Amenábar), entre outros. Autor respeitado, também assina os livros Roteiro Cinematográfico: Uma Viagem Imprevisível e El Punto G del Guión Cinematográfico.

Machalski também ministra oficinas e presta assessora de projetos em escolas de cinema, universidades, festivais, e workshops organizados por entidades públicas e privadas de todo o mundo.
Além de colaborar com produtores independentes e também com grandes estúdios (Gaumont, StudioCanal Plus, Svensk Filmindustri), o roteirista integra vários programas de desenvolvimento e treinamento europeus (Four Corners, Tareula, EAVE, Sources2). Machalski ainda é colaborador do Instituto Binger, na Holanda, e dos Fundos Nacionais de Cinema da Catalunha, Jordânia e Colômbia, como consultor permanente.