Skip to main content

First Cut Lab Paradiso Brazil 2023

O Projeto Paradiso traz ao Brasil pela segunda vez o laboratório First Cut Lab, uma realização da Tatino Films, de Matthieu Darras. O First Cut Lab Paradiso Brazil é um programa de formação e consultoria voltado para até dois longas-metragens de ficção em estágio inicial de montagem. O objetivo é ampliar a qualidade artística do filme, aumentar seu potencial de vendas e as chances de participação em grandes festivais e mercados internacionais.

Durante o laboratório, a equipe formada por diretor, produtor e montador receberá mentorias individuais de especialistas e consultores definidos de acordo com o perfil do projeto. Ao fim do workshop, as equipes recebem um relatório e um mapeamento para edições adicionais e, após seis semanas, devem devolver um novo corte revisado.

O produtor de um dos projetos ainda receberá uma Bolsa Paradiso para participar do First Cut+, programa voltado para o desenvolvimento de audiência do projeto, durante o Festival de Karlovy Vary, que acontece em junho de 2023 na República Tcheca.

O First Cut Lab Paradiso Brazil acontece entre 10 de janeiro e 24 de março de 2023, em datas agendadas previamente com a equipe de cada projeto, em formato online. Para participar, é preciso ter domínio do inglês e apresentar um corte inicial do projeto com ao menos 60 minutos.

O First Cut Lab é um laboratório idealizado por Matthieu Darras, ex-diretor artístico do Torino Film Lab, que já recebeu 130 projetos de 40 países. Eles são responsáveis pelas inscrições e pela seleção. Os diretores e produtores selecionados também passarão a integrar a Rede Paradiso de Talentos.

 

Edição anterior

Em sua primeira edição, foram selecionados os projetos Amores Paraguayos, de Janaína Marques; Carvão, de Carolina Markowicz; e Tinnitus, de Gregório Graziosi.

 

Bate-papo

Para tirar dúvidas de profissionais sobre este laboratório inédito no país, promovido pelo Projeto Paradiso, reunimos o diretor da First Cut Lab, Matthieu Darras, e nossa diretora executiva, Josephine Bourgois, em um bate-papo via Zoom. Confira esse papo na íntegra no Canal Paradiso.