Skip to main content

74º Festival de Cannes

Por meio do programa Brasil no Mundo, o Projeto Paradiso apoiou a presença de obras e talentos do audiovisual brasileiro na 74ª edição do Festival de Cannes.

“Marinheiro das Montanhas”, de Karim Aïnouz, exibido nas Sessões Especiais, e “Medusa”, de Anita Rocha da Silveira, selecionado para a mostra paralela Quinzaine des Réalisateurs, receberam suporte do Projeto Paradiso para participar do festival, assim como o mexicano “Noche de Fuego”, de Tatiana Huezo, selecionado para a mostra Un Certain Regard, e a coprodução com o Uruguai “O Empregado e o Patrão”, de Manuel Nieto Zas, também exibido na Quinzaine.

O Projeto Paradiso também transmitiu ao vivo, direto de Cannes, uma conversa com o cineasta Karim Aïnouz  sobre o recém-estreado “Marinheiro das Montanhas”, no Instagram. Esse bate-papo pode ser conferido na íntegra no Canal Paradiso.

Bárbara Cunha, diretora, roteirista e integrante da Rede Paradiso de Talentos, teve seu projeto “Deus é Mulher” selecionado para o programa “Docs In Progress” do Marché du Film, mercado ligado ao Festival de Cannes. A diretora recebeu suporte para participar do evento, onde teve a oportunidade de apresentar o projeto para curadores e agentes de venda internacionais.

Além disso, os diretores executivos do Projeto Paradiso e do Ventana Sur, Josephine Bourgois e Bernando Bergeret, se reuniram na segunda-feira, durante o Marché du Film, para anunciar oficialmente a abertura das inscrições para o novo Prêmio WIP Paradiso – Ventana Sur, que oferecerá US$ 10 mil a uma obra de ficção em estágio de pós-produção, selecionada por um júri exclusivo.

Na primeira edição presencial do Festival de Cannes e do Marché du Film após o início da pandemia, o Projeto Paradiso reuniu todas as obras, talentos e iniciativas apoiados neste ano em um folder, disponível aqui.