Skip to main content

Curso de Desarrollo de Proyectos Audiovisuales Iberoamericanos (CDPAI)

Estão encerradas as inscrições para a edição de 2024 do Curso de Desarrollo de Proyectos Audiovisuales Iberoamericanos (CDPAI), realizado pela Fundação Carolina e pelo Ibermedia. O Projeto Paradiso oferece uma Bolsa Paradiso de US$ 1 mil para até dois projetos brasileiros de longas ou séries de ficção selecionados para as bolsas Ibermedia, Iberex e Fundación Carolina.

O curso acontece entre 30 de setembro e 8 de novembro de 2024, em Madri, na Espanha. Seu objetivo é auxiliar no desenvolvimento de roteiros de filmes ou séries ibero-americanos. Durante o CDPAI, cerca de 20 profissionais ibero-americanos irão trabalhar na estrutura e reescrita de seus projetos, que são selecionados em estágio inicial.

O idioma de trabalho e apresentação do projeto é o espanhol.

Em 2023, Milena Times e Cibele Marina foram selecionadas para participar do programa com os projetos “Vestígios de um futuro remoto” e “Onde Estão as Estrelas”, respectivamente.

A organização do CDPAI é responsável pela seleção dos profissionais que receberão a Bolsa Paradiso. Confira o regulamento.

Para tirar as dúvidas dos candidatos brasileiros, o Projeto Paradiso realizou um bate-papo online sobre o curso com a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Bourgois, a roteirista Juliana Colares, e Mariana Barassi, responsável pela residência. No papo, disponível na íntegra no Canal Paradiso, elas deram mais detalhes sobre o processo de aplicação e sobre a Bolsa Paradiso.