Skip to main content

Em parceria com a Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA), o Paradiso Multiplica oferece o curso “A Construção da Personagem – Análise de filmes com personagens trans”, ministrado pela atriz, roteirista, cantora, compositora e apresentadora de TV Alice Marcone.

O curso, online e totalmente gratuito, analisa uma ampla filmografia de diferentes épocas e gêneros, com personagens trans ou de performatividades deslocadas da cisgeneridade. Estão em pauta questões como o que é uma personagem no audiovisual e quais mecanismos podem ser usados para construir diferentes tipos de personagens em diferentes tipos de filmes, a partir de conceitos da dramaturgia, história da arte, teorias fílmica e literária.

A proposta é colocar esses conceitos em interlocução com autores da filosofia e dos estudos queer para analisar quais sentidos essas construções podem estabelecer, fazendo reflexões críticas sobre escolhas estéticas e suas relações com a ética da representatividade.

Alice faz parte da Rede Paradiso de Talentos desde que recebeu o prêmio de Roteirista do Ano no 5º Prêmio ABRA, em 2021.