Skip to main content

Taller de Revisión de Guion en Español

O Projeto Paradiso oferece uma bolsa para o Taller de Revisión de Guion en Español. O laboratório é uma iniciativa do Cine Qua Non Lab, organização mexicana que foi reconhecida pela prestigiosa Academy of Motion Picture Arts and Sciences como uma importante instituição de formação. Filmes desenvolvidos no Lab já foram selecionados para importantes festivais mundiais como Cannes, Toronto, Berlin, Tribeca ou Sundance, e muitos outros, onde ganharam prêmios e reconhecimentos diversos.

O Laboratório é destinado a roteiristas e diretores que queiram trabalhar o tratamento do seu roteiro de longa-metragem de ficção num ambiente criativo, com direito a consultorias exclusivas com profissionais renomados da área. O formato alia oficinas e sessões individuais com facilitador, palestras e tempo para escrita e pesquisa, e propicia uma experiência de troca artística com roteiristas do mundo inteiro.

Inscrições e Bolsa Paradiso

Em 2022, o laboratório está previsto para acontecer entre 13 a 25 de novembro. As inscrições já estão encerradas e o Cine Qua Non será responsável pela seleção do profissional que vai receber a Bolsa Paradiso.

As aulas são ministradas em espanhol e o domínio do idioma é obrigatório. A Bolsa Paradiso cobre o valor integral do custo de participação (US$ 950) e o regulamento pode ser conferido aqui.

Para tirar as dúvidas dos candidatos brasileiros, organizamos, em 2021, um plantão de dúvidas com Teodoro Poppovic, roteirista selecionado em 2020, e Graciela Guerrero, coordenadora geral do programa. O papo está disponível na íntegra no Canal Paradiso.

Além da conversa com Teodoro, você também pode conferir o plantão de dúvidas realizado com Marcelo Filho, que participou do laboratório em 2019 com o projeto El Niño.

Em 2021, o roteirista selecionado para desenvolver seu primeiro longa-metragem no Taller de Revisión de Guión em Español, “Sobre discos, amigos e meu antigo bairro”, foi Giovanni Rizzo Netto. Além dele, Ricardo Mendonça de França recebeu uma Bolsa Paradiso na edição do mesmo ano do Script Revision Lab in English do Cine Qua Non Lab, com “Bestiário”.