Skip to main content

40º Cine en Construcción

O programa Brasil no Mundo, de apoio à participação brasileira em grandes festivais e mercados internacionais vai se expandir. A partir de janeiro de 2021, passaremos a oferecer apoios no formato de Last Money, para filmes de ficção na etapa final da produção, que sejam escolhidos para renomados WIPs internacionais (Work in Progress), assim como para obras selecionadas nas principais mostras competitivas de grandes festivais, como Cannes e Berlinale.

A primeira parceria dessa nova linha de apoios será com o Cine en Construcción, WIP do Cinélatino – Festival Rencontres de Toulouse. Vamos oferecer um prêmio de US$ 10 mil para o projeto brasileiro selecionado na próxima edição desse festival, em março de 2021. Se houver mais de uma obra brasileira selecionada, o prêmio será dividido entre elas. Caso não haja nenhum filme nacional entre na seleção, o prêmio é automaticamente cancelado.

As inscrições foram até 20 de janeiro.

O Cine en Construcción é uma iniciativa que busca apoiar a finalização de longas latino-americanos, auxiliando-os a superar a etapa de pós-produção e o lançamento. Anualmente, são selecionados 12 filmes, divididos em duas sessões: seis apresentados em março, em Toulouse, e seis em agosto, no Festival de Cine de Lima. A seleção dos projetos é de inteira responsabilidade dos festivais.

Entre as condições para se inscrever no WIP estão: ter a produção latino-americana (majoritária ou minoritária), montagem igual ou superior a 60 minutos, estar em pós-produção, ser legendado em inglês ou espanhol.