Skip to main content

Quem Somos

O que fazemos • Missão e princípiosQuem faz

O que fazemos

O Projeto Paradiso investe em formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. A iniciativa, focada na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

Áreas de Atuação

Nossas ações foram desenhadas a partir de um diagnóstico do mercado audiovisual no Brasil. Com base nessa pesquisa, realizada pelo Instituto Olga Rabinovich, direcionamos os esforços a áreas essenciais para o crescimento da indústria: roteiro, desenvolvimento e distribuição.

Apoios a projetos de ficção

Longas/Séries/Animação

Programas

Desenvolvimento de talentos na área audiovisual

Como funciona?

Mapeamos instituições de referência no Brasil e no mundo e realizamos parcerias com o objetivo de potencializar iniciativas existentes, além de trazer novas ideias que possam oxigenar e renovar as práticas da indústria. Para cada parceria, criamos mecanismos específicos de atuação e seleção.

Os profissionais apoiados passam a integrar a Rede Paradiso de Talentos e assumem o compromisso de difundir o conteúdo adquirido em ações de multiplicação, garantindo, assim, o acesso democrático a seus aprendizados.

Incubadora Paradiso

A Incubadora Paradiso é um programa de formação voltado ao desenvolvimento de projetos de longa-metragem de ficção. Seu objetivo é impulsionar coproduções internacionais de alto valor artístico, assim como o desenvolvimento profissional dos participantes – roteiristas, diretores e produtores independentes e estreantes, desenvolvendo seu primeiro ou segundo longa-metragem.

Ao longo de seis meses, a Incubadora oferece aos projetos selecionados recursos financeiros para viabilizar o trabalho de escrita, além de mentorias e atividades de networking focadas em ampliar seu potencial de realização e alcance. As obras são beneficiadas ainda com coaching, workshops, serviços e participação em eventos nacionais e internacionais.

A Incubadora Paradiso investe R$ 250 mil em até três projetos, cada um com bolsa de R$ 30 mil para roteiristas e/ou diretores.

Como participar?

As inscrições para a Incubadora Paradiso serão abertas para projetos de profissionais da Rede Paradiso de Talentos em agosto de 2023. O programa também receberá indicações de projetos de laboratórios, festivais e mercados parceiros. Não há edital ou convocatória aberta. Todos os projetos inscritos serão analisados posteriormente por uma comissão externa.

Bolsas e Prêmios

Bolsas

As Bolsas Paradiso têm foco na capacitação de curta e média duração no exterior para o aperfeiçoamento de profissionais do audiovisual brasileiro já atuantes, especialmente em roteiro, desenvolvimento e distribuição. A seleção é de responsabilidade de instituições internacionais de ensino.

Prêmios

Em parceria com iniciativas como festivais, mercados e mostras, o Projeto Paradiso oferece prêmios voltados à formação e à capacitação profissional.

Brasil no Mundo

Programa voltado para fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios em formato Last Money.

Cursos e Seminários

Cursos

Em busca do fortalecimento da formação de profissionais, o Projeto Paradiso estabelece parcerias com entidades de ensino locais e internacionais, com o objetivo de trazer para o Brasil especialistas e metodologias de destaque. Buscamos as técnicas mais inovadoras disponíveis para aperfeiçoar as práticas do campo.

Seminários

O Projeto Paradiso reúne vozes contundentes para encontros que debatem e aprofundam os temas relativos a roteiro, desenvolvimento e distribuição. Para amparar a prática profissional no Brasil, promovemos a construção coletiva de espaços de diálogo pautados pelas tendências mais recentes do debate internacional.

Paradiso Multiplica

Ação de difusão de conhecimento dos profissionais que recebem bolsas do Projeto Paradiso, a fim de democratizar o acesso a seu aprendizado. Em formato de masterclasses, palestras, cursos ou consultorias, as multiplicações são realizadas ao lado de instituições parceiras.

Estudos

O Projeto Paradiso incentiva a geração de dados, especialmente no campo da difusão e da distribuição, com o objetivo de gerar massa crítica, qualificar o debate e o processo de tomada de decisão de agentes privados e públicos. Tais dados também servem de insumo estratégico para o desenho das nossas ações.

Projetos Especiais

Durante a pandemia de Covid-19, o Projeto Paradiso buscou novas formas de se colocar ao lado dos talentos do audiovisual brasileiro, com ações diversificadas.

    Fique por dentro

    Cadastre o seu email para receber a nossa newsletter