Laboratório Cena 15
Estão abertas até 2 de março as inscrições para o Lab Cena 15, realizado pelo Porto Iracema das Artes e o Projeto Paradiso, parceiro do laboratório, vai oferecer três prêmios nesta edição. A iniciativa oferece a oportunidade de desenvolver seus roteiros e aprofundar seus projetos criativos por meio de uma imersão de sete meses. Ao longo desse período, os participantes percorrem um processo formativo que inclui tutorias individuais, oficinas, palestras e aulas abertas.
Serão selecionados seis projetos de longas-metragens de ficção em fase inicial, obrigatoriamente compostos por duplas de roteiristas. Das vagas disponíveis, 4 serão destinadas a projetos do Ceará, uma ao Nordeste, uma de abrangência nacional e, pela primeira vez, uma para um projeto de Angola.
Nesta edição, o programa oferecerá uma bonificação exclusiva para projetos das regiões Norte e Centro-Oeste, além de uma ajuda de custo no valor de R$ 1.300,00 para cada roteirista selecionado.
Na última edição, o Projeto Paradiso ofereceu dois prêmios no Laboratório Cena 15, do Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar.
O Projeto Paradiso concederá três premiações no laboratório:
- Prêmio Paradiso: Apoio de R$ 10 mil para o desenvolvimento do projeto, entrada do proponente na Rede Paradiso de Talentos e uma mentoria oferecida pelo Paradiso Multiplica.
- Prêmio Paradiso de Internacionalização: Apoio financeiro para viabilizar a participação de um representante do projeto selecionado em um evento internacional:
- Prêmio Paradiso Multiplica: Uma mentoria com um talento da Rede Paradiso de Talentos, por meio do programa Paradiso Multiplica.
As atividades acontecerão entre maio e novembro de 2026, em formato online e com dois encontros presenciais. Inscreva-se no formulário a seguir:
Confira o regulamento completo:
Para mais informações, envie e-mail para: [email protected]
Na última edição, o Projeto Paradiso ofereceu dois prêmios no Laboratório. “Vote em Mainha”, de Saskia Lemos e Carol Uchôa, recebeu o Prêmio Paradiso. Com a premiação, a criadora do projeto, Saskia, passou a integrar a Rede Paradiso de Talentos. O projeto recebeu ainda uma mentoria oferecida pelo Paradiso Multiplica.
“Trabalho Fantasma”, de Fábio Baldo e Leonardo da Rosa, recebeu o Prêmio Paradiso de Internacionalização e contou com apoio financeiro para garantir a participação do produtor no Marché du Film, mercado do Festival de Cannes.

