HBF+Brasil: Iniciativa de apoio ao desenvolvimento
Iniciativa inédita, o HBF+Brasil: Iniciativa de apoio ao desenvolvimento — uma ação do Hubert Bals Fund (HBF), ligado ao International Film Festival Rotterdam (IFFR) — chegou ao Brasil com o apoio do Projeto Paradiso, da RioFilme, da Spcine e da Embratur. A proposta é fomentar o desenvolvimento de projetos brasileiros de longa-metragem de ficção em estágio inicial. Foram selecionados nove projetos: quatro de cineastas de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro, um do Mato Grosso e um de Minas Gerais. Além disso, o diretor do filme “Bicho”, Madiano Marcheti, foi selecionado para integrar a Rede Paradiso de Talentos.
Confira a lista de projetos selecionados:
- Bicho, de Madiano Marcheti (MT)
- Brasa, de Marcelo Caetano (SP)
- Enquanto não voltam, de Anita Rocha da Silveira (RJ)
- Irmã mais velha, de Rafaela Camelo (RJ)
- Laguna, de Maurílio Martins (MG)
- Múmia Tropical, de Lucas Parente (RJ)
- Olhos de Yara, de Lincoln Péricles (SP)
- Papiloscopista, de Carlos Segundo (SP)
- Sobre Noix, de Luciano Vidigal (RJ)
- Um longo despir-se, de Pedro Geraldo (SP)
Com foco em narrativas brasileiras originais, inovadoras e culturalmente relevantes, o programa ofereceu nove aportes de 10 mil euros, além de visibilidade internacional. A iniciativa busca estimular colaborações entre profissionais do Brasil e do exterior, unindo o conhecimento e os recursos de quatro parceiros locais — RioFilme, Spcine, Projeto Paradiso e Embratur— à expertise do Hubert Bals Fund, reconhecido por apoiar projetos com forte potencial artístico e colaborativo. Essa é a primeira iniciativa internacional deste porte realizada pelo HBF.
A seleção foi voltada para o segundo ou terceiro longa-metragem de ficção de diretoras e diretores brasileiros. Os principais critérios de avaliação incluíram a qualidade artística da proposta, sua viabilidade e alinhamento com o perfil curatorial do IFFR. Confira mais informações:

