Skip to main content

Locarno Residency

Estão encerradas as inscrições para a Locarno Residency, programa do Festival de Locarno voltado para o desenvolvimento de projetos de longa-metragem de estreia de jovens cineastas. O Projeto Paradiso oferece uma Bolsa Paradiso para um filme brasileiro de ficção selecionado.

A Locarno Residency é voltada para diretores com até 40 anos, de qualquer nacionalidade, que estejam fazendo seu primeiro longa em um novo formato (primeira ficção, primeiro documentário ou primeira codireção). É obrigatório ser fluente em inglês. As inscrições são feitas no site do festival, onde toda a documentação (logline, sinopse, moodboard, carta do diretor, entre outros) é apresentada em inglês.

Até dez projetos do mundo todo são selecionados para a primeira fase da residência, que ocorre este ano durante a 76ª edição do Festival de Locarno, entre 2 e 12 de agosto de 2023. A seleção vai se basear no projeto e no perfil profissional. Durante este período, os cineastas vão apresentar seus projetos e debater conceitos de seus filmes com um grupo exclusivo de profissionais da indústria.

A residência cobre a hospedagem dos selecionados em Locarno e oferece uma credencial para todos os filmes do festival. A Bolsa Paradiso oferece apoio para transporte de R$ 10 mil. O profissional também passa a integrar a Rede Paradiso de Talentos. Confira o regulamento a seguir:

Três desses projetos serão selecionados para seguir para a segunda fase da residência.  Nessa segunda etapa, que se dá ao longo de um ano, os cineastas receberão tutorias individuais em sessões online e presenciais, em Locarno, além de mentorias para desenvolvimento do roteiro. Ao fim de um ano da Locarno Residency, o melhor projeto recebe ainda um prêmio de 5 mil francos suíços (cerca de US$ 5 mil).

Bate-papo
Quando a residência foi lançada, organizamos um bate-papo sobre a seleção com a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Borgouis, e Daniela Persico, diretora de eventos especiais do Festival de Locarno. Veja a conversa disponível na íntegra no Canal Paradiso.

Essa é a segunda vez que o Projeto Paradiso oferece uma bolsa para a Locarno Residency. Em 2022, o cineasta selecionado foi Leonardo Martinelli com Fantasma Neon, longa-metragem baseado em seu premiado curta homônimo. Leonardo foi selecionado nas duas fases da residência.