Skip to main content

Locarno Residency

Residência para diretores com até 40 anos em seu primeiro longa-metragem 

Estão abertas até 3 de junho as inscrições para a Locarno Residency, programa do Festival de Locarno voltado para o desenvolvimento de projetos de longa-metragem de estreia de jovens cineastas. O Projeto Paradiso oferece uma Bolsa Paradiso para um filme brasileiro de ficção selecionado.

A Locarno Residency é voltada para diretores com até 40 anos, de qualquer nacionalidade, que estejam fazendo seu primeiro longa em um novo formato (primeira ficção, primeiro documentário ou primeira codireção). É obrigatório ser fluente em inglês. As inscrições são feitas no site do festival, onde toda a documentação é apresentada em inglês.

Até dez projetos do mundo todo são selecionados para a primeira fase da residência, que ocorre durante a 78ª edição do Festival de Locarno, entre 6 e 16 de agosto de 2025. A seleção vai se basear no projeto e no perfil profissional. Durante a residência, os cineastas vão apresentar seus projetos e debater conceitos de seus filmes com um grupo exclusivo de profissionais da indústria.

O programa cobre a hospedagem dos selecionados em Locarno e oferece uma credencial para todos os filmes do festival. A Bolsa Paradiso oferece apoio para transporte de até R$ 10 mil. O profissional também passa a integrar a Rede Paradiso de Talentos. Confira o regulamento a seguir:

Três dos projetos participantes serão selecionados para seguir para a segunda fase da residência.  Nessa segunda etapa, que se dá ao longo de um ano, os cineastas receberão tutorias individuais em sessões online e presenciais, em Veneza (Itália) e em Arles (França), além de mentorias para desenvolvimento do roteiro. Ao fim de um ano da Locarno Residency, o melhor projeto recebe ainda um prêmio de 5 mil francos suíços.

Para dúvidas relativas à inscrição e/ou ao programa, envie um e-mail para [email protected].

 

Bate-papo

Quando a residência foi lançada, organizamos um bate-papo sobre a seleção com a diretora executiva do Projeto Paradiso, Josephine Borgouis, e Daniela Persico, diretora de eventos especiais do Festival de Locarno. Veja a conversa disponível na íntegra no Canal Paradiso.

Em 2022, o cineasta selecionado foi Leonardo Martinelli com “Fantasma Neon”, longa-metragem baseado em seu premiado curta homônimo. Leonardo foi selecionado nas duas fases da residência.