Skip to main content

IndieLisboa Lab

Estão abertas até 8 de fevereiro as inscrições para o IndieLisboa Lab, laboratório português focado no desenvolvimento inicial de projetos de longa-metragem. O Projeto Paradiso vai oferecer, pelo segundo ano consecutivo, uma bolsa para um(a) roteirista brasileiro(a) selecionado(a) para o programa, que é organizado pelo Festival IndieLisboa e acontece em duas etapas:

  • Primeira sessão: entre 27 e 29 de março de 2026, online
  • Segunda sessão: entre 03 e 06 de maio de 2026, em Lisboa, Portugal.

Durante o laboratório, os participantes irão trabalhar elementos fundamentais de seus projetos, como a ideia inicial, motivação, estrutura narrativa e visão criativa do projeto, visando sua inserção nos mercados nacional e internacional. O lab acontece em língua portuguesa.

A Bolsa Paradiso inclui um apoio financeiro de R$ 10 mil para custear as passagens da etapa presencial, além do ingresso do(a) profissional selecionado(a) na Rede Paradiso de Talentos. O projeto brasileiro contemplado deve atender aos seguintes critérios:

  • Ser um longa-metragem de ficção em fase inicial de desenvolvimento;
  • Ter, de preferência, uma produtora associada;
  • Ter intenção de estabelecer uma coprodução com Portugal (projetos com esse foco terão prioridade)

Para mais informações, confira o regulamento da Bolsa Paradiso:

BATE-PAPO

Para tirar as dúvidas sobre a Bolsa Paradiso e o laboratório, a diretora de programas do Projeto Paradiso, Rachel do Valle, se reuniu com Fernada Polacow, consultora de roteiro e idealizadora do IndieLab em uma conversa online. No papo, elas deram detalhes sobre as inscrições e sobre a bolsa oferecida. Assista na íntegra