Skip to main content

Desde la Raíz

Estão encerradas as inscrições para a residência de roteiros colombiana Desde la Raíz, programa de formação da Fundación Algo en Común. O Projeto Paradiso oferece uma Bolsa Paradiso inédita no valor de R$ 10 mil para um roteirista negro ou indígena brasileiro selecionado para a residência.

Desde la Raíz é um programa de formação e criação que tem como objetivo promover as vozes e histórias de pessoas pertencentes a comunidades sub-representadas nas narrativas cinematográficas. Serão quatro meses de residência, onde 20 roteiristas se reunirão para desenvolver seus longa-metragens de ficção com o apoio de uma equipe de profissionais já consolidados no mercado da América Latina.

A residência está prevista para acontecer entre 25 de setembro e 7 de dezembro de 2023, tanto na modalidade virtual quanto na presencial, que acontece na cidade de Cali, na Colômbia. Os candidatos interessados devem ter acesso à internet para participar dos encontros, que serão ministrados em espanhol.

A Bolsa Paradiso cobrirá as despesas com passagens para a viagem à Colômbia e demais custos relacionados ao curso da residência. O roteirista selecionado também passará a fazer parte da Rede Paradiso de Talentos.

Tendo em vista que a bolsa é direcionada a profissionais negros e indígenas, a organização do laboratório solicita, para os candidatos brasileiros, o envio de uma Carta de Compromisso no momento da inscrição. Nessa carta, o candidato se compromete a participar de uma entrevista com um comitê designado pela Fundación Algo em Común, caso seja pré-selecionado. O objetivo dessa entrevista é compreender a conexão do candidato com o grupo étnico ao qual pertence.

Para conferir os detalhes sobre esse apoio, leia o regulamento clicando no botão abaixo:

BATE-PAPO

Buscando tirar as dúvidas dos candidatos brasileiros, realizamos um bate-papo online exclusivo com Andrés Felipe Muñoz, diretor executivo da Fundación Algo en Común. A conversa, disponível na íntegra no Canal Paradiso, contou com mediação de Rachel do Valle, diretora de Programas do Projeto Paradiso: