Nome: Ana Clara Ribeiro
Cargo: Roteirista
Edição: 2019
Cidade: Teresina
Estado: Piauí

Ana Clara Ribeiro é natural de Teresina – Piauí e reside no Rio de Janeiro há dez anos. É graduada em Rádio e TV pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e cursou mestrado profissional em Audiovisual na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Trabalha desde 2017 com desenvolvimento de projeto e roteiro e foi assistente de produção dos filmes “O Grande Circo Místico” (2018), de Cacá Diegues e “Aumenta que é Rock’n’roll” (em finalização), de Tomás Portella e é diretora-assistente, pesquisadora e roteirista da série documental: “Favela Gay – A periferia LGBTQI” (em finalização) para o Canal Brasil, todos produzidos pela Luz Mágica.

Dirigiu e roterizou o documentário “Loyello, Por uma Psiquiatria Libertadora” (2018) e foi pesquisadora e assistente de direção nos documentários “Henfil” (2017) de Angela Zoé e “Abrindo o Armário” (2017), de Dario Menezes e Luis Abramo.

Ana Clara tem atuado profissionalmente desde 2011 como assistente de edição, produção e direção, pesquisadora e roteirista para documentários e desde 2016 como professora-convidada na pós-graduação do IED-RJ e monitora de oficinas de documentário.

A roteirista foi selecionada para participar da Maestria en Escritura Creativa, ministrada pela Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) de San Antonio de los Baños, em Cuba. O curso tem duração de nove meses e a fase presencial é realizada entre 6 de janeiro e 3 de julho de 2019.