Produire au Sud (PAS)
Estão abertas até 11 de julho as inscrições para o Produire au Sud (PAS), workshop ligado ao Festival des 3 Continents, de Nantes, na França, e voltado para uma dupla de produtor(a) e diretor(a) ou roteirista(a) com um projeto de longa-metragem de ficção em desenvolvimento, com duração mínima de 60 minutos.
O Projeto Paradiso oferece uma bolsa para uma dupla de profissionais brasileiros selecionados para o Produire au Sud. A Bolsa Paradiso cobre a taxa de participação (200 euros) dos brasileiros selecionados pelo PAS. Além disso, os profissionais passam a fazer parte da Rede Paradiso de Talentos. O Festival des 3 Continents oferece hospedagem, transporte e parte das despesas de alimentação. Confira o regulamento da Bolsa Paradiso a seguir:
O PAS é um programa de formação profissional dedicado a produtores e realizadores dos três continentes do “Sul Global” (África, América Latina, Ásia), e voltado aos desafios da coprodução internacional. Durante o PAS, a dupla terá contato com um conjunto de ferramentas e técnicas de trabalho, alternando reuniões coletivas e sessões individuais. O programa inclui masterclasses sobre coprodução, sessões de preparação de pitching e consultorias para produção e roteiro.
A edição de 2025 está prevista para acontecer entre 22 e 29 de novembro deste ano.
Importante:
- O workshop é inteiramente em inglês, por isso o domínio do idioma é obrigatório
- A seleção dos participantes é inteiramente de responsabilidade do Produire Au Sud.
- O diretor/roteirista não pode ser o produtor do projeto.
Na última edição, em 2024, a diretora e roteirista Fernanda Pessoa e a produtora Juliana Sakae foram selecionadas para participar do workshop com o projeto de longa-metragem “Fotograma”.
Bate-papo
Para tirar as dúvidas dos candidatos brasileiros, o Projeto Paradiso realizou um bate-papo online sobre o Produire Au Sud. Na ocasião, Rafaela Camelo e Daniela Marinho, diretora e produtora selecionadas para o workshop em 2020, e Guillaume Mainguet, produtor do PAS na época, conversaram com Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. O papo está disponível, na íntegra, no Canal Paradiso.