Brasil é País de Honra no Marché du Film de Cannes com delegação inédita do Projeto Paradiso
Em ano histórico, 43 profissionais da Rede Paradiso de Talentos representam o cinema nacional no principal mercado do audiovisual mundial
O cinema brasileiro vive um momento singular: o Brasil foi convidado como País de Honra do Marché du Film 2025, o mercado de negócios do Festival de Cannes, que acontece este mês na França. O Projeto Paradiso terá 43 profissionais da Rede Paradiso de Talentos — uma delegação de roteiristas, diretores, produtores e distribuidores — no evento, dos quais muitos participarão de programas de prestígio, como Cannes Makers, Goes to Cannes, Producers Network e Cannes Docs, apoiados pelo Edital da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, e CNC Co-Pro Day.
Desde 2019, o programa Brasil no Mundo – eixo de apoio à internacionalização do Projeto Paradiso –, destina aportes financeiros para impulsionar a presença brasileira em Cannes. Com aportes de até R$ 50 mil por filme, o programa financia de logística a estratégias de promoção para obras nacionais em diversas seções do festival. Em 2025, um dos apoiados é voltado ao curta-metragem: “Samba Infinito”, de Leonardo Martinelli, que também é integrante da Rede Paradiso de Talentos. Essa é a única obra brasileira selecionada na Semaine de la Critique.
Entre os filmes apoiados destacam-se “O Agente Secreto”, novo filme de Kleber Mendonça Filho na Competição Principal, estrelado por Wagner Moura, a coprodução luso-brasileira-francesa-romena “O Riso e a Faca”, selecionada para a mostra Um Certo Olhar, a coprodução Brasil-França-Colômbia “Culebra Negra” na mostra ACID, e “Para Vigo Me Voy!”, de Lírio Ferreira e Karen Harley, no Cannes Classics.
“Ser País de Honra em Cannes coroa o crescimento internacional de nossa cinematografia”, afirma Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso. “A delegação de talentos brasileiros que integram a nossa rede transforma este momento simbólico em ação concreta, colocando produtores brasileiros no coração do mercado global, onde se fecham negócios e definem tendências. É nossa filosofia em prática: o talento brasileiro deve estar onde as decisões acontecem.”
Além da delegação, o Projeto Paradiso contribuiu, por meio de apoios instituicionais, a participação de duas organizações brasileiras no Marché: o Instituto NICHO 54, que fomenta carreiras de profissionais negros no audiovisual, e o DiALAB, plataforma internacional dedicada ao desenvolvimento de carreiras e networking para profissionais da diáspora. Confira todas as iniciativas da filantropia no folder digital, preparado especialmente para o evento, disponível neste link.
O convite para o Brasil receber a honra em Cannes é resultado de uma parceria entre o Marché du Film e o Ministério da Cultura do Brasil, em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores — por meio do Instituto Guimarães Rosa e da Embaixada do Brasil na França — e com a ApexBrasil. A iniciativa está alinhada à Saison Brésil-France (Temporada Brasil-França), um programa de intercâmbio cultural que celebra o bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira. Desde 2019 a iniciativa já beneficiou centenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.