Skip to main content

69º Festival de San Sebastian

INSCRIÇÕES PARA 2021 ENCERRADAS

Já estão encerradas as inscrições para o WIP Latam, categoria de seleção para a 69ª edição do prestigiado Festival de San Sebastián, na Espanha. O programa tem como objetivo fomentar a produção do cinema latino-americano e apoiar a finalização de filmes em fase de pós-produção. Serão escolhidos seis longa-metragens latino-americanos, com corte mínimo de 60 minutos.

Na edição deste ano, o Projeto Paradiso vai oferecer um prêmio de US$ 10 mil se uma produção brasileira for selecionada. O prêmio em formato Last Money, oferecido pelo Projeto Paradiso no âmbito do programa Brasil no Mundo, é voltado para filmes com produção majoritária brasileira. A iniciativa busca fortalecer a participação nacional em grandes mercados e festivais no exterior, por meio de apoios a filmes selecionados para mostras competitivas, projetos em busca de coprodução internacional e prêmios.

As inscrições para o WIP foram até 1 de julho e os projetos são enviados pelo formulário disponível no site do Festival de San Sebastián.

Saiba mais sobre o WIP Latam

Para tirar as dúvidas dos realizadores brasileiros, o Projeto Paradiso organizou uma conversa via Zoom com a equipe do festival. Esse encontro contou com a presença de Saioa Riba, diretora da Indústria de San Sebastian, e Javier Martín, do comitê de seleção do Festival. A mediação foi realizada por Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, e o papo foi conduzido em espanhol.

O registro do evento já está disponível na íntegra no Canal Paradiso. Confira aqui!

Co-Production Forum

Ainda no âmbito do programa Brasil no Mundo, o Projeto Paradiso oferece apoios a projetos de longas-metragens de ficção selecionados para participar do 10º Europe-Latin America Co-Production Forum, mercado de coprodução ligado ao Festival de San Sebastian.

Entre as condições para ser um dos 20 projetos selecionados, estão ter uma duração mínima de 60 minutos e 20% do financiamento garantido. Além de participar de pitchings e reuniões individuais com parceiros em potencial, os projetos selecionados ainda concorrem a três prêmios oferecidos pelo Festival de San Sebastian: Best Project (10.000 euros), DALE! Award (20.000 euros) e ArteKino International Award (6.000 euros).

O Projeto Paradiso oferece apoio de US$ 1 mil para obras majoritariamente nacionais que sejam selecionadas para o Co-Production Forum. Esses recursos podem ser utilizados para auxílio na presença do projeto selecionado no evento, tais como tradução, peças de marketing, apresentações, teaser e outros a serem acordados.

A 10ª edição do mercado ocorre a partir de 15 de setembro de 2021, durante o 69º Festival de San Sebastian. A previsão dos organizadores é que o evento ocorra presencialmente.