Ventana Sur 2022

O Projeto Paradiso oferecerá, através do programa Brasil no Mundo, mais um Prêmio WIP Paradiso no valor de US$10 mil para um longa-metragem brasileiro de ficção selecionado pelo Ventana Sur. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até 31 de agosto.

Além do valor em dinheiro, que deverá ser usado na finalização da obra, o filme selecionado será exibido na próxima edição do Ventana Sur, que acontecerá entre 28 de novembro e 2 de dezembro deste ano.

Poderão concorrer ao troféu apenas longas-metragens com produção brasileira ou majoritariamente brasileira e com corte de ao menos 60 minutos. Os projetos precisam estar em fase de pós-produção e devem ser legendados em inglês ou espanhol.

O Prêmio WIP Paradiso permitirá que as produções brasileiras concorram, também, às premiações das tradicionais categorias Primer Corte e Copia Final, elevando as chances de destaque do país no Ventana Sur.

Na última edição do Prêmio WIP Paradiso no evento, “Marte Um”, de Gabriel Martins e produzido pela mineira Filmes de Plástico, foi o vencedor. O filme também foi exibido na sessão Primer Corte do evento daquele ano.

 

Proyecta

Também será oferecido um apoio de US$ 1 mil para projetos de longas-metragens brasileiros de ficção selecionados para o Proyecta, seção do Ventana Sur voltada para obras em busca de coprodução. As inscrições estão abertas até 1 de agosto.

Podem se inscrever projetos com ao menos 60 minutos, que sejam o primeiro ou segundo longa do diretor e que tenham ao menos 20% do financiamento garantido. Os participantes vão concorrer a um prêmio de 5 mil euros oferecido pelo Ventana Sur.

Os selecionados para o Proyecta serão anunciados em 30 de setembro. Um representante do projeto terá deslocamento e hospedagem garantidos pelo mercado.

O apoio poderá ser utilizado para auxílio na presença do projeto selecionado no evento – tradução, peças de marketing, apresentações, teaser etc.