Skip to main content

Nome: Matheus Farias
Área de Atuação: Direção, Roteiro, Produção, Marketing, Montagem
Programa: Brasil no Mundo
Edição: 2022
Cidade: Recife
Estado: PE
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/matheusfarias2411/

Matheus é graduado em Rádio e TV e especialista em Estudos Cinematográficos. É fundador da Gatopardo Filmes e possui 10 anos de experiência em montagem, produção, roteiro e direção. Dirigiu três curtas-metragens: "Quarto para Alugar" (2016), "Caranguejo Rei" (2019) e "Inabitável" (2020), todos escritos e dirigidos em parceria com Enock Carvalho. Os três filmes foram exibidos e premiados em mais de 140 festivais ao redor do mundo.

Como editor, assina a montagem de Propriedade (Daniel Bandeira, 2022 - vencedor do prêmio de Melhor Montagem do Festival do Rio) e "Passou" (Felipe André Silva, 2019). Atualmente é o responsável pela montagem de "Os Cinemas do Centro do Recife" (Kleber Mendonça Filho) e "Eros" (Rachel Ellis). Sua experiência com montagem compreende a produção de trailer para filmes brasileiros e estrangeiros como "Bacurau" e "Aquarius" (Kleber Mendonça Filho, 2019/2016), "Pornomelancolia" (Manuel Abramovich, 2022) e "Vision" (Naomi Kawase, 2018).

Seu projeto “A Margem do Rio”, escrito em parceria com Enock Carvalho, foi premiado pelo Hubert Bals Fund para desenvolvimento. Em 2022, após a seleção do projeto, Matheus foi contemplado com uma Bolsa Paradiso.