Skip to main content

Masterclass Johanna Koijonen

Em 25 de março, a analista Johanna Koijonen, apresentou em São Paulo o Relatório Nostradamus 2019, que marca o lançamento do Projeto Paradiso, no Unibes Cultural, em evento aberto ao público e com entrada franca.

Intitulado “Relevância numa Nova Realidade”, o relatório é o sexto da série produzida pelo Festival de Goteborg (Suécia), que analisa anualmente as tendências da indústria audiovisual mundial, num horizonte de três a cinco anos, a partir de extensa pesquisa e entrevistas com players de destaque.

O relatório discute a reestruturação do mercado de streaming, o papel da sala de cinema na nova cadeia de valores, o futuro do VR (Virtual Reality), e a necessidade da indústria repensar seu discurso e suas práticas em relação à tecnologia.

Traçando um cenário que também se comunica com a realidade brasileira, o relatório traz ainda como um de seus principais temas a redução do investimento público em todo o mundo. Durante sua apresentação, Johanna detalha cada um dos tópicos e discute as transformações estruturais por que passa o audiovisual no contexto das mudanças tecnológicas e comportamentais no mundo. Diante de um cenário complexo, a analista de mídia comenta a maneira mais efetiva de ser competitivo e criar conteúdos com qualidade e relevância.

Veja vídeo na íntegra da apresentação.

Veja entrevista com a jornalista Ana Paula Sousa.

Confira aqui o relatório Nostradamus.