Skip to main content

Hubert Bals Fund 2021

Em janeiro de 2021, o Projeto Paradiso firmou em uma parceria inédita com o Hubert Bals Fund, um dos mais importantes fundos internacionais de apoio ao desenvolvimento de filmes independentes, no âmbito do programa Brasil no Mundo. O objetivo é fortalecer seu apoio a projetos de longas-metragens dentro do programa HBF Script and Project Development.

Projetos contemplados podem usar o apoio de 10 mil euros para o desenvolvimento do roteiro ou para a apresentação do projeto para possíveis parceiros internacionais em mercados ou festivais de cinema.

O Projeto Paradiso oferece um reconhecimento adicional de US$ 1 mil aos projetos brasileiros selecionados. Em contrapartida, os roteiristas passam a fazer parte da Rede Paradiso de Talentos e participam do Paradiso Multiplica – iniciativa de difusão de conhecimento dos profissionais apoiados pelo Projeto Paradiso.

No primeiro semestre de 2021, o fundo beneficiou dois projetos brasileiros de um total de 10 selecionados – “Amores Surdos 1500“, de Grace Passô, e “Canção da Noite”, de Maya Da-Rin. Mais um projeto brasileiro entrou na segunda seleção do mesmo ano: “Quatro Meninas”, de Karen Suzanne e Clara Ferrer, com produção da República Pureza.

A fim de estimular as candidaturas brasileiras neste fundo ligado ao Festival de Roterdã, realizamos um bate-papo via Zoom com Sara Juricic, coordenadora do HBF, Maya Da-Rin, que já tinha sido selecionada com “A Febre”, e Sabrina Garcia, produtora de “Canção da Noite”. Na conversa, em inglês, elas tiraram as dúvidas do público sobre estratégias para a aplicação e seleção de projetos. A gravação desse papo pode ser conferida na íntegra no Canal Paradiso.