Skip to main content

Esmir Filho é selecionado para Pop Up Film Residency

O cineasta Esmir Filho é o brasileiro selecionado para a Pop Up Film Residency, residência artística na Europa idealizada por Matthieu Darras. Ele vai participar da edição de 2020 da residência em Vilnius, na Lituânia, onde vai receber mentorias personalizadas com grandes nomes do cinema mundial, sob a coordenação da produtora Marija Razgutė.

Durante as três semanas da residência, o diretor e roteirista vai receber consultoria de um tutor internacional para o desenvolvimento do seu roteiro, além da assessoria de Darras para ajudar na inserção de sua obra no mercado audiovisual global. A seleção chegou a ser publicada no portal cineuropa.

Esmir vai desenvolver o roteiro de “Indetectável”, que conta a história de personagens que vivem e convivem com o HIV no Brasil de hoje. O longa ainda tem como co-roteiristas Lucas Paraízo e Jaqueline Souza, integrante da Rede de Talentos Paradiso desde 2018.

Esmir é roteirista e diretor responsável pelos filmes “Os Famosos e os Duendes da Morte” (2009) e “Alguma Coisa Assim” (2018). Nesse, ano, lança seu terceiro longa, “Verlust”, coproduzido pela Globo Filmes, com Andrea Beltrão e Marina Lima no elenco; e sua primeira série como showrunner na Netflix, “Boca a Boca”.

A Pop Up é idealizada por Darras, que foi diretor artístico do Torino Film Lab por 10 anos e também programador da Semana da Crítica do Festival de Cannes. Essa residência é uma criação do Projeto Paradiso com a Pop Up para permitir uma experiência exclusiva para cineastas brasileiros que estejam pelo menos no seu terceiro filme. Essa é a segunda vez que o Projeto Paradiso apoia a participação de um brasileiro na Pop Up. Em 2019, a selecionada foi Beatriz Seigner.

A residência só ocorrerá após a normalização da conjuntura mundial de saúde.