Skip to main content

Elena Soárez

Elena Soárez, economista (PUC-RJ) e mestra em Antropologia Social (Museu Nacional – UFRJ), com especialização em Psicanálise, é roteirista de cinema e TV.
Escreveu nove longas premiados e selecionados para festivais internacionais como: Certain Regard, Cannes (“Eu Tu Eles”), Panorama, Berlin (“Redentor” e “Xingu”), Sundance International Competion e Festival Internacional do Rio (“A Busca” com Wagner Moura, prêmio de melhor filme pela escolha da audiência). “Casa de Areia” – estrelado por Fernanda Montenegro e Fernanda Torres – foi premiado como melhor roteiro original  pelo NHK/ Sundance Award e nomeado como melhor roteiro pelo Satelite Award 2006.
Criou e escreveu três séries de TV: Criadora, com Cao Hamburguer, e roteirista da pioneira “Filhos do Carnaval” (HBO, finalista do Emmy Internacional). 2006 e 2008. Também é criadora e roteirista, com Luciano Moura, de “13 Dias Longe do Sol” (O2/ Globo), com Selton, Debora Bloch e Lima Duarte. ( 2018). E criadora, com José Padilha, e roteirista das duas temporadas de “O Mecanismo” para Netflix internacional, com exibição para 190 países.
Desde de fins da década 90, atua como consultora do Laboratórios do Sundance Institute (EUA, Índia e Jordânia) e o “Novas Histórias” (Sesc/ Senac).
É mentora do projeto “Travessia”, de Natália Sellani , da Incubadora Paradiso, edição 2020.