Skip to main content

CURTA EM CASA oferece bolsa para profissionais do audiovisual das periferias de São Paulo

As histórias vistas pelo buraco da fechadura sempre deram origem a grandes filmes. Nunca esses “enquadramentos” foram fontes de tantas e tão diversas histórias, tendo em vista a pandemia e a real necessidade de se ficar em casa. Por conta disso e também para distribuir recursos aos profissionais do audiovisual moradores das periferias de São Paulo, o Instituto Criar em parceria com o Projeto Paradiso e a Spcine lançam o projeto CURTA EM CASA, que vai disponibilizar bolsas de R$ 3 mil para 200 curtas-metragens de 3 a 6 minutos cada e oferecer formações profissionais à distância.

Os interessados deverão inscrever os projetos inéditos no site do Curta em Casa. Os 200 escolhidos receberão 30% do valor na seleção e os 70% restantes na entrega da obra finalizada. A decisão será se baseará no perfil socioeconômico do candidato, na sua experiência em audiovisual e na proposta criativa apresentada na inscrição em formato de vídeo de no máximo 90 segundos. As obras produzidas deverão ter seus direitos de exibição não comercial cedidos para todas as plataformas da Spcine, do Instituto Criar e do Projeto Paradiso.

Os filmes deverão ser criados após a seleção dentro dos gêneros do audiovisual: documentário, ficção, animação, videoclipe, vídeo-arte ou híbrido, ter som audível, trilha sonora licenciada, branca ou autoral, autorização de uso de imagem de qualquer pessoa que apareça no filme e crédito de realização do projeto com a logomarca das organizações parceiras. É fundamental que o filme seja feito totalmente dentro de casa. Confira o regulamento completo.

O CURTA EM CASA visa ainda, contribuir com formação dos 200 profissionais contemplados por meio de bate-papos e workshops à distância, com renomados profissionais da indústria. E para garantir apoio e inspiração durante todo período de produção, alguns profissionais do audiovisual foram escolhidos para serem mentores desse realizadores.  

Os 10 filmes mais votados na etapa de júri popular terão ainda seu curta exibido em mostra especial do 31º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo; sua obra finalizada em formato HD; tradução e legendagem em inglês gratuita; disponibilização do curta na plataforma Spcine Play; e mentoria de um Talento Paradiso. 

Desses 10, um  será selecionado por júri especial para receber um prêmio de R$ 10 mil do Projeto Paradiso a ser usado em formação ou consultoria profissional, e passará a integrar a Rede de Talentos Paradiso, tendo acesso a diversas oportunidades e benefícios para ingressar no mercado e se beneficiar de bolsas de formação profissional.