Skip to main content

78º Festival de Cinema de Veneza

Por meio do programa Brasil no Mundo, o Projeto Paradiso apoia os projetos brasileiros que estarão em Veneza durante a 78ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, um dos festivais de cinema mais antigos e respeitados do mundo.

O longa-metragem de estreia de Alex Carvalho, “Salamandra”, será exibido na Semana da Crítica, seção paralela ao festival, organizada pelo Sindicato de Críticos de Cinema da Itália (SNCCI), que inclui uma seleção de nove filmes inéditos, sendo dois fora da competição oficial. No longa, depois de anos cuidando de seu pai, Catherine foge para o Brasil para se reconectar com sua irmã. Aliviada mas desorientada, ela tropeça em um relacionamento improvável com um jovem carismático, Gil.

“Deserto Particular”, novo filme de Aly Muritiba, foi selecionado para a Jornada de Autores – Venice Days, mostra paralela ao Festival de Veneza dedicada a encontrar novos talentos e filmes independentes, autorais ou experimentais. A obra conta a história de Daniel, um policial exemplar que acaba cometendo um erro que coloca sua carreira e honra em risco. Não vendo mais sentido em continuar vivendo em Curitiba, ele parte em busca de Sara, a mulher com quem se relaciona virtualmente. O longa tinha sido selecionado para o Cine en Construcción, WIP do Cinélatino – Rencontres de Toulouse, onde ganhou um Prêmio WIP Paradiso.