70º Festival de San Sebastián

Prêmio WIP Paradiso
As inscrições para o WIP Latam do Festival de San Sebastian estão abertas até 1 de julho, e o Projeto Paradiso vai oferecer um prêmio de US$ 10 mil se uma produção brasileira for selecionada. O WIP Latam do festival espanhol seleciona até seis filmes latino-americanos em fase de pós-produção, com corte de, no mínimo, 60 minutos.

O prêmio em formato Last Money, voltado à finalização de longas-metragens, é oferecido pelo Projeto Paradiso no âmbito do programa Brasil no Mundo e tem como objetivo apoiar filmes com produção majoritária brasileira. O projeto vencedor está previsto para ser anunciado durante o festival, que acontece este ano entre 16 e 24 de setembro.

Para mais informações sobre como se aplicar para o fundo e informações acerca do processo de seleção, confira esse bate-papo exclusivo com Saioa Riba, diretora da Indústria de San Sebastian, e Javier Martín, do comitê de seleção, disponível na íntegra no Canal Paradiso.

Europe-Latin America Co-Production Forum
Já estão encerradas as inscrições para o Europe-Latin America Co-Production Forum, que contará com o apoio do Projeto Paradiso para a presença dos projetos de longas-metragens de ficção que forem selecionados para o evento.

No Forum, os representantes têm a oportunidade de apresentar seus projetos em desenvolvimento a profissionais interessados em coprodução e ainda concorrem a três prêmios oferecidos pelo Festival de San Sebastián. A previsão é que o evento ocorra presencialmente, junto ao festival, em setembro deste ano.

Para participar, é necessário que o projeto tenho, no mínimo, 60 minutos de duração e já possua 20% do seu financiamento assegurado. Alguns diferenciais que serão levados em conta são o ineditismo do filme em mercados de coprodução, possuir um coprodutor internacional já atrelado ao projeto, apresentar novos formatos de distribuição e/ou financiamento e a qualidade do portfólio do diretor.

O apoio de 1 mil euros oferecido pelo Projeto Paradiso poderá ser utilizado para auxílio na presença do projeto selecionado no evento – tradução, peças de marketing, apresentações, teaser etc. As inscrições devem ser enviadas em inglês, espanhol ou basco no site do Festival.

A fim de estimular as candidaturas brasileiras no evento, realizamos um bate-papo com Saioa Riba, diretora da Indústria de San Sebastián, e Daniel van Hoogstraten, produtor de “Ruas da Glória”, último projeto brasileiro a participar do Forum. Na conversa, eles tiraram as dúvidas do público sobre estratégias para a aplicação e seleção de projetos. A gravação desse papo pode ser conferida na íntegra no Canal Paradiso.